domingo, 26 de maio de 2013

Uma mensagem do outro “lado”

“As pessoas que partiram, desejam tanto contacto, como as que ficaram. Porque a saudade, é uma dor que fere nos dois mundos”

Esta é uma frase retirada do filme As mães de Chico Xavier. Este filme é uma expressão cinematográfica maravilhosa, do papel importante que Chico Xavier desempenhou na sua vida em prol dos outros. Para vos dar uma pequena ideia, sobretudo àqueles que não tiveram a oportunidade de ver este filme, Chico Xavier servia de intérprete dos espíritos que tinham partido e cá tinham deixado muitas saudades. O filme As mães de Chico Xavier, retrata a psicografia de Chico como meio sublime de comunicação entre os dois planos da vida e mais do que provar indubitavelmente, isto é sem deixar dúvidas, que a vida continua muito para lá depois da morte do corpo físico, era um meio para acalentar o coração das mães que tinham perdido os seus filhos.

Como bem sabemos, a vida no corpo físico, não é mais do que estar mais uma vez na grande escola da vida. A mesma escola que Deus criou e nos permite aprender uma única lição. É verdade, não se admirem com o que vos digo. Estamos aqui somente para aprender uma única grande lição… a do Amor… e esta foi-nos deixada pelo nosso irmão maior Jesus Cristo: Amarmo-nos uns aos outros, tal como a nós mesmos e tal como Jesus nos amou. É isto que andamos a aqui a tentar aprender.

Voltando a Chico Xavier, ele amou o próximo. Ele trouxe paz e muito amor a todos quanto tiveram oportunidade de privar com ele. E essa paz, foi trazida também pela forma da escrita, da psicografia. Através de Chico Xavier, muitos espíritos, alguns muito confusos e perdidos, outros arrependidos e já em plena consciência do que tinham feito na sua passagem pela vida corporal, puderam comunicar-se com os seus entes queridos que sofriam as dores da saudade.
Talvez se contem pelos dedos de uma mão, o número de pessoas que não desejam comunicar-se com alguém que já partiu. É normal…. a saudade não se vê mas existe dentro de nós.

Este pequeno interlúdio, serve para introduzir o tema da palestra de hoje, que é: Uma mensagem do outro “lado”

“A questão mais aflitiva para o espírito no Além, é a consciência do tempo perdido.”

Esta frase de Chico Xavier, retrata bem a condição de muitos espíritos que desejam comunicar-se com o lado de cá. A consciência que lhes pesa e por isso muitos desejam oportunidade de rectificação e fazerem-se ouvir aos entes queridos que se encontram encarnados. Ou muitas vezes, somente procuram alguém que os ouça e os ajude a encontrarem o seu caminho de felicidade, pois a sua vida continua a ser um mundo de trevas e dor.
É importante nunca esquecermos que somos o fruto dos nossos pensamentos traduzidos pelas acções e por isso é fundamental vigiarmos a nossa mente, vigiarmos os nossos pensamentos.

Mas não é só de sofrimento de que se envolvem as comunicações espíritas. Felizmente, muitas são as vezes em que espíritos mais elevados utilizam os canais de comunicação mais eficazes para se comunicarem connosco e nos transmitirem, não tanto mensagens pessoais, mas mensagens de grande teor e essência divina para nos ajudar a todos nesta nossa caminhada terrena. Enviam-nos mensagens de Amor. E quando isso acontece, posso dizer-vos que é maravilhoso serem ouvidas ou lidas.

A doutrina espírita, como doutrina estudiosa dos dois planos da vida e das comunicações entre ambos também, não só nos mostra o caminho que temos de percorrer por nós próprios, como também nos coloca em grande contacto com o outro “lado” da vida. Graças aos médiuns, temos a possibilidade de saber e aprender um pouco mais do que nos espera quando um dia deixarmos este corpo físico e regressarmos à pátria espiritual. Sabendo nós que esse regresso pode ser tão feliz ou tão mais penoso do que a vida terrena que vivêramos anteriormente.  Tudo dependerá do que fomos e do que fizemos em prol da nossa evolução.

A doutrina espírita é sem dúvida um manual de instruções que nos ajuda a balizar a nossa vida. E para mim traz-me grande felicidade, pois não existem rituais, não existem dogmas (isto é verdades absolutas não comprovadas), não existe nada mais a que sejamos obrigados a fazer ou seguir contra nossa vontade e sem saber os porquês. A doutrina acaba somente por ser uma filosofia de vida que nos ensina o caminho da felicidade interior.
E é aqui numa casa como esta, seja ela grande ou pequena, que cada um de nós tem a possibilidade de acrescentar mais um pouco de conhecimento, de valores morais e espirituais, que obviamente, pode ou não utilizar em proveito próprio.
Mas seja como for, terá sempre a consciência do bem ou do mal que faz, pois aqui ninguém julga ninguém, ninguém é mais do que o outro, somos todos iguais e cada um aqui trilha o seu próprio caminho de Bem, de Amor e de Paz. Ou não…!
Aqui, o único contrato que se assina é com Deus, pois ele é o nosso pai espiritual e é o grande mestre que faz o universo girar e evoluir, sempre em prol do nosso bem. Seja numa casa como esta, ou noutra qualquer, desde que Deus e o Amor estejam presentes, o resultado só pode ser um: Evolução.

Aqui, os únicos sentimentos que devem de prevalecer são a humildade e o amor, pois muito trabalho que é realizado aqui, nem todo está ao alcance da visão de todos. Aqui faz-se um trabalho de amor e de entreajuda entre os dois planos da vida. Tanto encarnados como desencarnados aqui se encontram para procurarem um pouco de paz, de amor, de compreensão, de ajuda. Aqui todos trabalhamos uns para os outros, aqui o peso do amor é único, não importa se somos ricos ou pobres, altos ou baixos, magros ou gordos, doentes ou saudáveis. Aqui somos todos iguais.

Voltando agora ao tema da minha palestra, tenho o privilégio de trazer até vós uma mensagem psicografada por uma médium que é trabalhadora num centro espírita em Portugal e que na passada noite do dia 7 de Maio, a meio da noite e às escuras, começou inconscientemente a escrever um belo texto que era dirigido a uma amiga sua. E essa amiga emprestou-me essa mensagem, que hoje tenho a felicidade de, com a sua autorização, partilhar convosco.

Devo dizer que lhe pedi para partilhar esta mensagem, porque após uma leitura atenta verifiquei que quem do outro lado a ditou, foi um espírito elevado que com muito Amor quis enviar uma mensagem de conforto, de fé e de esperança a alguém que ainda se sente um pouco perdida no mundo. A alguém que ainda não conseguiu acalmar a ânsia de obter respostas para tantas e tantas perguntas que lhe invadem o íntimo. A alguém que precisa de acalmar o seu Eu interior para poder evoluir mais rapidamente e quebrar as barreiras psicológicas que para si mesma criou e impendem de continuar o seu caminho.

Esta, tal como muitas outras mais, é uma mensagem que considero muito profunda que acaba por servir para todos nós que aqui estamos partilhando do mesmo ideal.




Vou então ler-vos uma mensagem do outro “lado”:

“Começo por perguntar, minha irmã, onde está a sua fé?
O que a leva a tamanha insegurança?
Porque não agir com cautela e colocar a razão acima de qualquer emoção ou desejo de realização?
A busca desenfreada por respostas, podem-nos levar a sérios conflitos e decepções, as quais a doutrina de Jesus nada tem de culpada. O Homem na sua sede por respostas prontas, acha que fora dele estão todas as respostas às suas interrogações, enquanto Jesus na sua calma e passividade, nos leva a viver um dia de cada vez, dando-nos a oportunidade de aprender através dos seus exemplos maravilhosos. A leitura é o nosso auxílio, o estudo nos leva a reflexões e através destas, encontramos as respostas às nossas interrogações. A pressa nos faz tropeçar e a ansiedade é altamente prejudicial neste processo o qual Jesus no chama, que é o nosso autoconhecimento.
Muitas vezes, a decepção que nos causa tanta dor e nos leva às lágrimas e ao desespero, é fruto da nossa instabilidade emocional e do equilíbrio que se fazem tão importantes na nossa vida diária.
A doutrina de Cristo é um bálsamo de Amor e bondade. Feliz aquele irmão que sente o chamado do irmão maior.
O centro espírita, é uma casa de luz, é um ponto iluminado numa Terra onde a dor e as lágrimas são uma constante. Grande é a responsabilidade daqueles que dirigem seus trabalhos. O compromisso com a moral de Cristo é a base para tudo, a reforma íntima faz-se necessária, não há milagres. Não se faz promessas infundadas, tudo ocorre de acordo com a vontade de Jesus e não é o Homem quem faz as leis. A espiritualidade maior é a responsável pelo apoio, mas o equilíbrio e a vibração que leva ao sucesso da instituição, depende dos actos dos encarnados na sua conduta diária. O estudo e a orientação da codificação, são cruciais para a continuidade desses trabalhos e a continuação da casa espírita, as quais muitas são abertas e na sequência FECHADAS.
O Homem que tem o compromisso com o trabalho mediúnico, primeiro tem o compromisso e o dever no Bem, no servir, no despertar dos melhores sentimentos, o Amor tem que estar presente e a compaixão faz-se necessária. Não se iluda com as aparências, a calma e a tranquilidade devem emanar, assim como o dever e a responsabilidade, são extremamente importantes para a continuidade dos trabalhos. Não se desespere por respostas às quais não a levarão ao melhoramento para o seu caminho.
Um simples sorriso, um abraço a um irmão, fazem muita diferença.
Podemos auxiliar e trabalhar no Bem sempre e em qualquer lugar. Primeiro, o estudo orientado e equilibrado. Segundo, a harmonia e vibração no mesmo ideal com o grupo. E terceiro, a doação com responsabilidade ao trabalho mediúnico, se esta for a vontade da irmã.
A ligação entre encarnados e os desencarnados numa casa sintonizada com os ensinamentos do Cristo e com base na doutrina, é uma Luz com brilho que as palavras do homem não conseguem alcançar para descrever. Mais o acto de amar, não julgar, perdoar, não se magoar…enfim, são tantas as bênçãos que o senhor do Amor nos convida a praticar todos os dias, que a doação numa casa espírita, necessita de trabalhadores que são o intercâmbio entre os mundos, é muito importante e necessário, deve de passar por estes processos como numa escola, galgando degraus até chegarmos à universidade.
É assim que se trabalha em prol do outro e auxiliamos com alegria e sempre com responsabilidade.
Será sempre bem-vindo aquele que estiver sintonizado no Bem, a boa vontade não é o critério principal, o estudo da doutrina e a prática diária é que nos leva a ter uma vida mais harmoniosa e equilibrada no meio de uma terra tão cheia de provações e conflitos. Isto sim, faz um verdadeiro espírita, apto para trabalhar em uma sala restrita, onde o socorro a almas desajustadas de irmãos em sofrimento buscam e encontram uma Luz diante de tanta dor e escuridão.
Que a paz de Cristo se faça sempre presente.”

Penso que esta mensagem, apesar de ter sido dirigida para uma pessoa em concreto, merecia ser partilhada. Pois carrega muito amor e é uma mensagem que ajuda a alimentar a fé nos trabalhos que são realizados por todos os trabalhadores de um centro espírita que são sem sombra de dúvida trabalhos desinteressados e cheios de amor ao próximo. E esta é uma casa de Jesus.

Termino dizendo-vos, que é sempre muito gratificante ouvirem-se ou ler-se palavras que provêm de espíritos mais depurados, palavras de irmãos que estão à nossa frente e nos ajudam a iluminar o nosso caminho adiante. Trazendo-nos alento, força e sobretudo muita fé em Deus que está e estará sempre ao lado de todos nós para nos ajudar a caminhar na sua direcção.



Obrigado,